terça-feira, 18 de março de 2008

Um fim-de-semana em "cheio" em vésperas da Páscoa :)

Via-Sacra 2008

«Realizou-se na passada sexta-feira, dia 14, a Via-Sacra das paróquias de Macinhata e de Valongo do Vouga, organizada pelos seus Grupo de Jovens. Foram muitos os fiéis, que se juntaram e participaram nesta Via-Sacra, que de Carvalhal da Portela rumaram até ao Béco, a recordar em diversas estações os últimos momentos de vida de Jesus Cristo. Em cada estação lia-se uma leitura retirada do Evangelho, bem como um comentário. Com a ajuda de um projector, para uma grande tela instalada numa carrinha, projectou-se os cânticos e também algumas imagens referentes a cada estação.»


1º Acampamento de Jovens do Arciprestado de Águeda

«Foi no passado fim-de-semana, que a Pastoral Juvenil do Arciprestado de Águeda (PJAA) realizou o 1º Acampamento de Jovens de Águeda, na freguesia da Trofa! A concentração de grande parte dos jovens participantes deu-se no Centro Paroquial, ao final da tarde de sexta-feira, que depois de jantarem, participaram activamente na Via-Sacra comunitária, que decorreu pelas ruas da Trofa. Já no sábado de manhã, os jovens foram divididos aleatoriamente em pequenas “tribos” para poderem prepararem alguns trabalhos e apresentações, sob o lema “toma a tua cruz e segue-me”. Durante a tarde, participaram em algumas actividades em conjunto e preparou-se a celebração da Eucaristia de domingo. Já no sábado à noite, fez-se um autêntico “raid nocturno”, em que cada “tribo” partiu, com a ajuda de um mapa e de um animador / coordenador, rumo à ponte Medieval, na freguesia de Lamas do Vouga, andando sempre por caminhos em pinhais e campos, e viram-se até obrigados a atravessar um ribeiro! Chegados, à ponte, foi tempo de voltar novamente, para o centro paroquial da Trofa, tendo sido então percorridos diversos quilómetros! Mas como a noite ainda não tinha acabado, cada “tribo” fez a apresentação dos seus trabalhos, feitos durante a manhã tendo existindo também alguns momentos de oração! O resto da noite, ainda teve direito a alguns sobressaltos, mas que não passaram disso mesmo.
Já no domingo de manhã, os jovens uniram-se na Eucaristia inter paroquial, das comunidades de Trofa, Segadães e Lamas do Vouga, no Instituto Duarte Lemos, participando activamente nessa celebração de “domingo de ramos” coincidindo com o Dia Mundial da Juventude! Um dos responsáveis da PJAA, referiu que este acampamento “foi um momento indescritível que uniu os corações dos jovens do Arciprestado de Águeda, num fim-de-semana de sacrifício, louvor e contemplação a Jesus”. "Agradeço, em nome da Pastoral, ao Padre Mário e à paróquia da Trofa e aos seus jovens, bem como, a todos os jovens participantes", acrescentou T.C.»

Filipe Correia in "Região de Águeda de 20 de Março de 2008"



Depois de um fim-de-semana em cheio, (não é verdade?!) é tempo agora de colocarmos os "pés no chão"... A grande festa da Páscoa está já aí!!


O último fim-de-semana, foi sem dúvida vivido com grande emoção pelos Astrum! Tudo começou na sexta-feira com a Via-Sacra, mas o ponto alto foi realmente o 1º Acampamento de Jovens do nosso Arciprestado! Aiiiii tanta coisa que por lá se passou, não foi?! É impossível descrever aqui... Desde: as actividades durante o dia de Sábado; pela "graaannnddee" caminhada nocturna (kms e kms... hehehe); momento de oração; as "peripécias" do final dessa mesma noite / madrugada de domingo (isto então de certeza, que ninguém se esquecerá); e culminando com a Eucaristia de Domingo! Parabéns à PJAA, pela organização, e também aos Astrum participantes pela forma como se "comportaram" e souberam aproveitar ao máximo este acampamento, que, esperamos nós, tenham saído de lá, mais fortalecidos na vossa fé! Até porque "onde brilha um Astum brilha a esperança" e vocês brilharam!

As fotos de ambas as actividades já se encontram disponíveis nos nossos albúms, e só darem uma espreitadela ;) Quem tiver mais fotos, por favor que nos envie, para podermos acrescentar aqui!



Não se esqueçam, elementos dos Astrum e restante comunidade, das celebrações do Tríduo Pascal - Quinta, Sexta e Sábado às 21h30! E Domingo às 11h15!



Até lá, beijinhos e abraços do tamanho de 1 Astrum, para todos, e... BOA PÁSCOA!!



Filipe Correia

3 comentários:

Anónimo disse...

Bem, sem comentários...E as fotos?!Oh k moca...Cm e pessoal?!Somos "ASTRUM"....lol...Cm diriam os outros "ASTRUM" "ASTRUM"...De k estao a espera?!

loooooooooool

Foi mt fixe...K malucos k nos somos!!!


**Bjitos**

Anónimo disse...

Quando é que vai ser o acampamento? loOL

Foi sem duvida um fim de semana inesquecivel, de várias prespectivas, desde as actividades, as peripécias, e tambem de outras coisas... Inesquecivel, sem duvida...

Beijinhos Astrumómicos....

Anónimo disse...

Taum ja decidiram kndu e k é o noxo acampamento??? eu keruh yr...ehh Já k nao fui ao outr...lool beijokitas pa tdos